Logo BMCorporate

Nossos serviços de Hedge

Ver mais

Hedge

O hedge cambial representa o limite de preço de uma determinada operação em moeda estrangeira. Ou seja, é uma forma de proteger operações que podem apresentar grande variação de valores, pois a cotação das moedas estrangeiras varia todos os dias, e não há como prever se o seu preço terá alta ou baixa. Dessa forma, é possível se preservar do risco dessas oscilações na compra de uma ação, moeda ou commodity.

O objetivo não é gerar lucro, apenas garantir que seu valor final seja mais estável por meio de algumas estratégias, evitando que você corra o risco de perder dinheiro.

Seu tempo é precioso. Conte com a assessoria da BMC Câmbio para realizar seu hedge, é rápido e seguro.

Como surgiu?

Quando compradores e vendedores começaram a fazer negócios de longo prazo, perceberam que precisariam se resguardar de variações eventuais que poderiam ocorrer no preço dos produtos. Para evitar que isso afetasse o valor da mercadoria, iniciou-se a busca pelo hedge — que pode ser chamado também de limite ou de proteção.

Como funciona?

Compradores e vendedores negociam os valores antes da entrega. Assim, o valor que ficou combinado é o que vai ser pago, independentemente da mudança no preço da moeda.

Além de ser feito na compra direta ou em investimentos que envolvem moedas estrangeiras, também é muito utilizado por empresas que realizam importação e exportação de produtos. Ou, ainda, por pessoas que querem viajar para outros países usando o cartão de crédito sem correr riscos de mudança na cotação dos preços.

Na prática, na hora em que você compra uma moeda ou produtos cotados em moeda estrangeira, você já sabe quanto vai pagar pelo câmbio, independentemente da variação que ele possa sofrer no período entre a compra e a venda. No caso da compra de moedas em espécie, é possível realizá-la quando o preço no mercado está em queda e fazer a venda quando os preços estão valorizados.

Como o hedge pode me beneficiar?

Um exemplo prático é quando pensamos num agricultor que planta soja para exportação. Para plantar a soja ele tem custos de insumos em sua plantação. Mas e se esse dólar cai? Se no momento da exportação esse dólar estiver baixo o agricultar terá prejuízo. Aí está a vantagem, essa taxa cambial é travada e assim ele já sabe o quanto irá ganhar minimizando riscos.

BMC App

Baixe o app da BMC e feche seu câmbio em poucos minutos!